Com o objetivo de fiscalizar as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Canoas, um grupo de monitoramento multiprofissional da Prefeitura e a Polícia Civil realizaram uma ação conjunta, nessa quinta-feira (28), em quatro estabelecimentos. A ação reuniu representantes das secretarias de Assistência Social (SMAS) e Saúde (SMS) e da Coordenadoria da Pessoa Idosa.
A ação faz parte de um trabalho de rotina para averiguar condições de acolhimento institucional de pessoas com mais de 60 anos. Atua em caráter preventivo e educativo frente a possíveis situações de maus-tratos.
O grupo se dividiu em duas equipes e vistoriou ILPIs localizadas no Centro e nos bairros Igara, Mathias Velho e Rio Branco. A equipe averiguou o dimensionamento de profissionais necessários nas instituições, assim como as atividades de lazer, medicações, zoonoses, serviços de limpeza, alimentação e lavanderia. As instituições foram notificadas em função de ajustes em relação a problemas de infraestrutura e melhoria na higienização. Não foi identificada situação de maus-tratos.