A Unidade de Educação no Trânsito da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade (SMTM) realizou na noite da quarta-feira (23) o curso Professores, Multiplicadores na Educação para o Trânsito. A atividade envolveu 37 alunos do curso de magistério do Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Chagas, no bairro Niterói.
O curso, ministrado pelo chefe da Unidade de Educação no Trânsito, Renato Correia de Souza, e pela Psicóloga Perita em Trânsito, Vanessa Cristina Dorneles do Carmo, tem o objetivo de qualificar e engajar os professores para serem agentes multiplicadores de comportamentos seguros e conscientes no trânsito, priorizando a segurança, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade.
Além disso, a atividade ainda visa levar ao corpo docente das escolas públicas e privadas a percepção do trânsito como um espaço de convivência social, e como tal, estudar suas regras para desenvolver junto ao corpo discente relações de respeito mútuo e de cooperação; e contribuir para a redução dos acidentes de trânsito envolvendo os alunos.
De acordo com Correia, essa foi a quinta edição do curso, que é composto por duas partes. Em um primeiro momento, os alunos são estimulados a refletir sobre o que está faltando para atingir o objetivo de ter um trânsito mais seguro e mais humano em Canoas. Na segunda parte, acontece a exposição do conteúdo das Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito no ensino fundamental. “A nossa intenção é criar condições para que os professores sejam promotores de comportamentos prudentes, conscientizando os alunos como agir enquanto pedestres, ciclistas e passageiros. Objetivamos reduzir em 50% os acidentes com vítimas fatais em Canoas, por isso, desenvolvemos uma série de atividades para atingir esse objetivo”, completa.
Atividades lúdicas marcam oficinas de Educação no Trânsito para estudantes canoenses
Durante as ações, são trabalhadas questões referentes à segurança no trânsito e noções de cidadania. O projeto também contempla dinâmicas, jogos e brincadeiras.