Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/02/Novo-Caminho5-125x125.jpg
Albergue Assistência Social Saúde Segurança

Prefeitura realiza primeira ação integrada Novo Caminho

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A noite desta terça-feira (10) foi marcada pela primeira ação integrada Novo Caminho, realizada pela Prefeitura de Canoas. A abordagem foi voltada ao atendimento e encaminhamento de pessoas em situação de rua para serviços públicos do Município. A iniciativa marca o início de um cronograma permanente que passa a integrar as ações continuadas da administração municipal.

“A ação Novo Caminho representa nosso compromisso com políticas públicas e a retomada da dignidade através de oportunidades. Estamos unindo esforços para oferecer atendimento humanizado e criar alternativas reais para que essas pessoas reconstruam suas trajetórias”, diz o prefeito Airton Souza.

A ação ocorreu no Centro de Canoas e mobilizou diferentes órgãos e forças de segurança, entre eles Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria de Projetos e Captação de Recursos, Secretaria da Saúde, Consultório na Rua, Secretaria de Bem-Estar Animal e Secretaria de Serviços Urbanos.

Como foco na identificação e no acolhimento técnico, a abordagem humanitária ofereceu suporte e encaminhamentos adequados às pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram realizadas 38 abordagens, sendo que três pessoas foram encaminhadas para a Caravana de Empregos que ocorreu nesta quarta-feira (11) no Calçadão, no Centro.

A secretária municipal de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, ressaltou o caráter contínuo da iniciativa. “Estamos dando início a mais uma ação de governo com foco humanitário. A ação Novo Caminho leva os serviços públicos à população em situação de vulnerabilidade. É um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano passado, por meio da Secretaria de Assistência Social, e que já contribuiu para a redução significativa desse público nas ruas”, afirmou.