O secretário adjunto de Governo, Guido Bamberg, recebeu, na sexta-feira (14), representantes do grupo “Muda Canoas”. O grupo é formado por moradores de Canoas, que estão preocupados com a situação da saúde no município. O secretário ouviu as demandas e explicou de que modo a Prefeitura de Canoas vem atuando em relação à saúde.
Apresentou o histórico da gestão do Hospital Universitário (HU), HPS, UPAs Rio Branco e Caçapava e quatro CAPS, que até poucos dias atrás eram administrados pelo Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp). Após licitação realizada no final da gestão anterior, em 2016, o Gamp assumiu a gestão dessas unidades.
No entanto, depois de operação do Ministério Público (MP), a Prefeitura de Canoas passou a atuar como interventora temporária, realizando a gestão, organizando o pagamento de fornecedores e dos 3 mil funcionários que garantem o atendimento da população nessas unidades de saúde. O secretário Guido Bamberg destacou que a Prefeitura aplaudiu a operação do MP, que investiga irregularidades e desvios de recursos públicos, e que está colaborando com as apurações.
O secretário adjunto de Governo, Guido Bamberg, também ressaltou as dificuldades enfrentadas pelo Município em função dos atrasos nos repasses do governo do Estado para a saúde. O problema faz com que a Prefeitura seja obrigada a remanejar o orçamento e utilizar recursos do caixa livre para garantir os atendimentos na saúde. Canoas, aliás, é o segundo maior polo de saúde do Estado, sendo referência para 156 municípios gaúchos em algumas especialidades médicas.
Na reunião, o secretário adjunto de Governo reforçou que o Município está aberto ao diálogo e se colocou à disposição para esclarecer as dúvidas e informar novas ações que a Prefeitura de Canoas vier a implementar para qualificar a saúde na cidade.