Na manhã desta sexta-feira (13), a Operação Amanhecer Seguro, promovida pela Secretaria de Segurança Pública de Canoas, foi realizada nas Estações Fátima, Niterói, Canoas e na Praça Barão do Rio Branco, das 5h50 até às 6h40. Iniciada no dia 22 de janeiro de 2021, a ação, que tem como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores no horário em que muitos estão indo ou retornando de seus trabalhos, completa dois anos neste mês. Há quase 24 meses, trabalhadores e pedestres estão familiarizados com a presença dos agentes da Guarda Municipal (GM) em estações, ruas e praças do município, nas primeiras horas da manhã.
Segundo dados do Observatório de Segurança Pública de Canoas, em 2022, o roubo a pedestres registrou uma diminuição de 15,3%. Foram registradas 1.777 ocorrências em 2021 contra 1.506 em 2022. Conforme a supervisora da GM, Patrícia Soares, a diminuição nos índices de criminalidade apontam para os locais em que acontece a operação. “O nosso Observatório de Segurança faz semanalmente o levantamento dos dados estatísticos de criminalidade e constatamos que nos locais em que a Guarda Municipal está presente, não houve registro de ocorrências”.
A Operação Amanhecer Seguro conta com o auxílio do relatório Mapas Semanais, desenvolvido pelo Observatório de Segurança Pública. Através destes dados, é possível identificar geograficamente as incidências, o perfil e as características, para então, desenvolver as ações.