Teve início na última segunda-feira (04), o projeto “Castração ta On”, realizado pela Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais – SEDA. Nesta primeira edição, 10 animais foram esterilizados. Os procedimentos serão realizados sempre às segundas-feiras.
Para participar, é necessário estar inscrito no Cadúnico, possuir renda familiar de até três salários mínimos, e ser residente em Canoas. A moradora Keila Martini trouxe o gatinho “Gordo” e destacou a importância do projeto: “é uma iniciativa muito boa para as famílias que não têm condições de pagar uma castração. É um programa que vai fazer bastante diferença na vida dos animais”, avaliou.
A meta da SEDA é castrar 490 animais por meio do programa Castração Tá On, e 3 mil em todo o Programa de Esterilizações de Animais A Secretária-adjunta, Fabiane Borba, avalia que a castração é o melhor caminho para garantir a saúde de cães e gatos. “Temos o objetivo de castrar três mil pets ao longo deste primeiro ano. Por isso, estamos apostando muito em programas de esterilização. Essa é uma das estratégias fundamentais para o controle populacional, principalmente dos animais de rua”, revelou.
Castração Tá On As esterilizações do projeto serão divididas em quatro trimestres. A cada trimestre, será respeitado o percentual de 70% dos procedimentos para cães e gatos fêmeas, e 30% para animais machos. A cada segunda-feira, 10 animais serão esterilizados.