A gurizada do 6º ano da EMEF Santos Dumont experimentou o mundo da inteligência artificial. Na atividade, idealizada pela professora de inglês Bruna Bettamello, a turma viu um livro de ilustrações e cada aluno teve que escrever um texto descrevendo um super-herói ideal. Após a produção, por meio do site LexicaArt, foi gerado o personagem que eles criaram por inteligência artificial.
“Ao longo do segundo semestre, nós trabalhamos o vocabulário de sentimentos e emoções. Vendo o interesse e o gosto deles por super-herói, eu decidi trazer o livro e propor essa atividade com inteligência artificial. Foi um trabalho muito bacana, que manteve os alunos super engajados. Eles foram os protagonistas do próprio aprendizado”, explica a professora.
Uma das alunas que participou do projeto foi Bianca Fernanda da Rosa, 12 anos. A menina criou a heroína “Superlogic” e conta como foi a experiência. “Gostei muito da atividade, nunca tinha tido contato com inteligência artificial, mas foi bem legal ter participado. A prof. orientou muito bem a gente, e o desenho acabou saindo como eu queria”, relata.
Tecnologia aliada à educação
De acordo com a coordenadora da equipe Google da Secretaria de Educação, Silvia Senna, a parceria com a plataforma foi uma porta de entrada para que os professores conseguissem explorar uma série de outras ferramentas. “Por meio dessa interação com a internet e as diferentes tecnologias do Google, os alunos conseguem ter um novo aprendizado, que está mais relacionado com a contemporaneidade e as habilidades que são exigidas”, destaca.