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Educação

Professores da rede municipal participam de formação sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa

Objetivo é auxiliar a aprendizagem de alunos neurodivergentes
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Foto: Bruna Ourique/PMC

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Nesta sexta-feira (28), professores da rede municipal de ensino participaram de uma formação sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa, no Centro de Capacitação, Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA) Ana Lúcia Ribeiro Jacobsen, no bairro Mathias Velho. A capacitação faz parte de uma parceria da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Educação com o Programa de Pós Graduação (PPG) em Neurociências da UFRGS.

O encontro integra o projeto de extensão Formação de Educadores para o Atendimento ao Autismo Baseada em Evidências. A oficina foi conduzida pela fonoaudióloga Lú Collaço, profissional com ênfase em desenvolvimento infantil, formação no conceito neuroevolutivo Bobath e especializações em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Comunicação Aumentativa e Alternativa e distúrbios alimentares.

Lú Collaço destacou o impacto direto da formação no cotidiano escolar: “O objetivo principal desta formação é compartilhar a importância da comunicação aumentativa e alternativa dentro da escola. Nosso foco é auxiliar a aprendizagem dos alunos em sala de aula, promovendo a comunicação como um todo e fortalecendo a inclusão desses estudantes no contexto escolar e na sociedade”.

A pesquisadora da UFRGS e coordenadora do projeto, Mirele Schreiber, reforçou a importância da parceria com Canoas: “O nosso projeto, vinculado ao PPG Neurociência, busca oferecer formação aos educadores para o trabalho com estudantes neurodivergentes, especialmente autistas, baseada em evidências científicas. A parceria com a Secretaria da Educação de Canoas, estabelecida no início do ano, possibilitou desenvolver atividades na rede municipal e coletar dados para ampliar o impacto dessas práticas”.

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