Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/brasao-prefeitura-de-canoas-para-materias-1.jpg
Assistência Social

Programa Volta por Cima retoma cadastramento para famílias afetadas pelas chuvas de junho 2025

Benefício de R$ 2 mil é destinado a quem se enquadra nos critérios do Decreto Estadual 58.235/2025*

Compartilhe

O cadastramento para o programa Volta por Cima já está aberto em Canoas. A medida é voltada a famílias atingidas pelas chuvas e enchentes ocorridas entre 14 e 20 de junho de 2025 e segue até o dia 5 de setembro, nos CRAS Harmonia, Mathias Velho e Rio Branco, conforme o endereço de residência.

O benefício, no valor de R$ 2 mil em parcela única, é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social que atendam aos requisitos estabelecidos pelo Decreto Estadual 58.235/2025. O objetivo é garantir apoio financeiro emergencial às pessoas que não foram identificadas automaticamente pelo mapeamento do governo estadual.

Podem solicitar o benefício as famílias que:

Tenham sido desabrigadas ou desalojadas em razão das chuvas intensas e enchentes de junho de 2025;

Não tenham sido identificadas automaticamente pelo mapeamento do governo estadual;

Residam em município com decreto de situação de emergência ou calamidade pública homologado pelo Estado;

Estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) como pobres ou extremamente pobres, com atualização nos últimos 12 meses.

Segundo o secretário de Assistência Social, Márcio Freitas, o cadastramento representa uma oportunidade de reparação para as famílias que ainda não tinham sido contempladas, “O programa busca assegurar que todas as pessoas em situação de maior vulnerabilidade, impactadas pelas chuvas de junho, recebam o benefício e possam enfrentar este momento com mais dignidade”, destacou.