Como uma forma de ensinar as crianças a agir em eventuais eventos climáticos nos próximos anos, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática apresentará o projeto Heróis do Futuro nas escolas de Canoas. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a associação Humus.
O principal objetivo é conscientizar os alunos, por meio de atividades lúdicas e práticas, sobre a cultura da proteção à vida e a preservação do meio ambiente. “Acreditamos que, ao capacitar nossas crianças para agir com responsabilidade e segurança em situações de emergência, estamos também construindo uma cidade mais segura, resiliente e preparada para os desafios do futuro”, explicou o secretário da Defesa Civil Vanderlei Marcos.
A Humus é uma organização de ajuda humanitária sem fins lucrativos, independente e brasileira, que atua com foco em desastres em áreas de risco iminente ou afetadas por um evento natural extremo.
Na próxima semana, oito escolas serão visitadas, mas o projeto Heróis do Futuro deverá abranger todas as instituições de ensino da rede municipal de Canoas. “Nossa cidade é a primeira da região metropolitana a implementar a cultura de proteção e Defesa civil nas escolas”, completa Marcos.
Confira as primeiras escolas:
Segunda-feira (5 de maio)
– EMEF Assis Brasil, rua João Wobeto, 460 – Mato Grande, das 8h às 10h
– EMEF Edgar Fontoura, rua São Pedro, 555 – Marechal Rondon, das 13h às 17h
Terça-feira (6 de maio)
– EMEF Pinto Bandeira, rua Dr. Nelson Paim Terra, 1435 – Rio Branco, das 8h às 12h
– EMEF Davi Canabarro, rua Florianópolis, 3893 – Mathias Velho, das 13h10min às 17h
Quarta-feira (7 de maio)
– EMEF Erna Würth, Avenida Dezessete de Abril, 430 – Guajuviras, das 8h às 12h
– EMEF Nelson Paim, rua Primavera, 1676 – Rio Branco, das 13h10min às 17h
Quinta-feira (8 de maio)
– Colégio Ulbra Cristo Redentor, Avenida Inconfidência, 1231, bairro Marechal Rondon, das 9h às 12h
– EMEF Thiago Würth, Avenida Rio Grande do Sul, 4240 – Mathias Velho, das 13h10min às 17h