O Projeto Jovem Tech, realizado em Canoas com o objetivo de capacitar estudantes em situação de vulnerabilidade social e estimular o seu desenvolvimento, está concorrendo ao 3º Prêmio Inovação no Ensino Superior, na modalidade “Ações Junto à Comunidade”. A premiação nacional reconhece iniciativas que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira.
A iniciativa, desenvolvida em parceria entre a Prefeitura de Canoas, a UniRitter e as empresas Exatron, Novus e TKS, sediadas no Parque Canoas de Inovação (PCI), é a única do Estado concorrendo na premiação, realizada pelo Instituto Semesp. A votação é aberta ao público e está disponível neste link até a próxima sexta-feira (20), quando serão divulgados os vencedores.
Sobre o projeto
O Jovem Tech contempla alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e encaminhados através dos Centros de Acesso a Direitos (CADs). Por meio do programa, os 35 jovens participantes, entre 15 e 25 anos, recebem qualificação adequada e espaço para potencializar suas habilidades. A capacitação contará com 24 encontros, que irão totalizar 72h. A iniciativa é promovida em conjunto pelas secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI) e de Educação (SME).
Thiago Cardoso da Silva, 19 anos, é um dos participantes do projeto e comentou o que está achando das aulas. “Esse curso me mostrou que existe muito para aprender sobre os computadores e tem um mundo inteiro lá fora de oportunidades nesta área”, relatou.