Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/10/brasao-prefeitura-de-canoas-para-materias-2.jpg
Educação

Projeto Moiras leva música e protagonismo feminino à EMEF Ceará

Com apresentações interativas, grupo promove aproximação das crianças da música
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A EMEF Ceará, no bairro Mathias Velho, recebeu, nesta terça-feira (11) o projeto de música de concerto feminino Moiras, que realizou uma atividade especial com os alunos do 1º ao 5º ano, transformando as salas de aula em espaços de experimentação musical.

Durante as visitas de turma em turma, as artistas apresentaram instrumentos como violão, baquetas e flautas doces de diferentes tamanhos, explicando o funcionamento de cada um e convidando as crianças a participar. De forma interativa, os estudantes acompanharam o ritmo das músicas com as baquetas, vivenciando a prática da música.

A ação teve como objetivo aproximar os alunos da música e incentivar o interesse por instrumentos musicais, especialmente entre as crianças da escola, que foi uma das atingidas pela enchente.

A musicista Leticia Arnold destacou o propósito da iniciativa: “Somos do projeto Moiras, que busca trazer o protagonismo feminino na música e estamos na nossa segunda edição. Este ano, somos financiadas pela Política Nacional de Apoio Aldir Blanc, e uma das contrapartidas sociais foi visitar uma escola atingida pela enchente. Queremos promover ações gratuitas que aproximem o público dos instrumentos e de repertórios que normalmente não têm acesso. Fazendo essa atividade dentro das salas, conseguimos uma interação muito maior, eles tocam juntos, participam, se envolvem.”

A aluna Lívia Lacerda contou como foi participar da atividade: “Hoje foi muito legal! Eu já tinha o sonho de tocar e cantar, meu tio toca violão e guitarra, e eu gosto muito. Pude ir lá na frente e ajudar com as baquetas, fiquei muito feliz. Acho importante ensinar as crianças sobre música.”