Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/01/Assistencia-Social-1-125x125.jpg
Assistência Social

Projeto Recomeçar renova convênio e amplia oportunidades de ressocialização

Iniciativa promove reinserção social de apenados e egressos do sistema prisional
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Assistência Social, renovou o convênio com a Polícia Penal para a realização do Projeto Recomeçar para, em 2026, fortalecer as ações de ressocialização de apenados e egressos do sistema prisional, ampliando oportunidades de trabalho, qualificação e inclusão social como estratégia para reduzir a reincidência criminal e promover novas perspectivas de vida.

A formalização ocorreu nesta segunda-feira (26), assegurando a continuidade das atividades desenvolvidas pelo programa em diferentes frentes do município, com atuação em serviços essenciais e suporte psicossocial aos participantes.

Por meio do Projeto Recomeçar, os apenados passam a atuar em atividades como limpeza urbana, manutenção de espaços públicos, apoio administrativo e serviços gerais, contribuindo para a melhoria da cidade enquanto constroem um novo percurso de reintegração à sociedade. As ações são realizadas em subprefeituras, na Defesa Civil, em unidades do CRAS e do CREAS, escolas e em áreas ligadas a serviços urbanos, ambientais, esportivos e de obras.

Os participantes são oriundos do Instituto Penal de Canoas, do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 1ª e da 10ª Região Penitenciária, da Penitenciária Estadual de Canoas I e do Complexo Prisional de Canoas. As atividades ocorrem tanto no perímetro urbano do município quanto nos próprios estabelecimentos prisionais.

Entre as funções exercidas estão serviços de limpeza, jardinagem, pintura, manutenção de espaços públicos, apoio em canis, auxílio na alimentação de animais, confecção de composteiras, organização e distribuição de doações, apoio logístico, separação de alimentos, lavagem de roupas e confecção de vestuário, sempre respeitando o perfil e as aptidões da pessoa privada de liberdade.

“O Projeto Recomeçar se consolida como uma política pública de inclusão, ao integrar trabalho, acompanhamento e parcerias institucionais voltadas à transformação de realidades e à reinserção social”, afirma o secretário municipal de Assistência Social, Márcio Freitas.