A sexta-feira (20) foi de expectativa e de reencontros nas 82 escolas da Rede Municipal de Ensino de Canoas. O início do ano letivo de 2026 foi marcado por atividades especiais nas 44 escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e 38 escolas de Educação Infantil (EMEIs). Na cidade, são cerca de 25 mil alunos nas EMEFs e cerca de 5 mil estudantes nas EMEIs. A rede conta, ainda, com 2,2 mil profissionais de educação, entre professores, técnicos em educação e profissionais de apoio.
Na EMEF Guajuviras, no bairro Guajuviras, uma grande fila se formou em frente à escola antes da abertura do portão, às 8 horas. “Ele estava tão ansioso pela volta às aulas que queria até ter dormido de uniforme”, diverte-se a auxiliar de desenvolvimento infantil Dyennifer Delgado da Rosa, 32, ao falar da expectativa do filho Thales, 9, para o início no 4º ano. Além do pequeno, Dyennifer também estava acompanhada da filha Nicolly, 10, aluna do 5º ano na escola.
“A expectativa é de muito aprendizado. Até hoje só tive elogios na escola, meus filhos sempre foram tranquilos, sempre gostaram de estudar, e a escola também dá bastante auxílio, as professoras são maravilhosas”, destaca Dyennifer. Para Nicolly, o dia foi de matar a saudade dos amigos e conhecer a nova professora. “Eu estava ansiosa para voltar para a escola, saber quem era minha professora. Eu queria muito pegar a professora Deise, ela é muito legal”, conta.
Segundo o diretor da EMEF Guajuviras, Alex Totti Soares, a escola conta com cerca de mil alunos inscritos de 1º a 9º ano e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com aulas nos turnos da manhã e tarde. “Nos últimos dias organizamos os espaços da escola, as salas de aula, realizamos limpeza, higienização e preparamos uma recepção com um lanche especial para os alunos, com muito carinho, com muita alegria. A ideia é fazer um ano letivo muito bom, com responsabilidade, oferecendo passeios, atividades nas salas de aula e externas e trazendo muita alegria para os alunos, porque estudar também é alegria”, diz.
A secretária de Educação Beth Colombo também destaca a importância do começo de um novo ano letivo. “É tempo de reencontros, de novos aprendizados e renovação. Que o ano letivo seja marcado pelo compromisso com a Educação pela construção de um futuro ainda melhor para nossos alunos”.