Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/Card-1.jpg
Cultura

*Revoada Gráfica reúne artistas de regiões atingidas pelas enchentes neste domingo (13), na Villa Mimosa*

Exposição itinerante com trabalhos de 38 artistas

Compartilhe

A Casa de Artes Villa Mimosa, localizada na Av. Guilherme Schell, 6270, bairro Centro, será palco neste domingo (13) da abertura da primeira edição da Revoada Gráfica Exposição Itinerante de Lambes. O evento, com início às 14h, apresenta uma exposição itinerante com trabalhos de 38 artistas de diferentes regiões afetadas pelas enchentes de 2024.

Idealizada pelos artistas Luana Terra e Jacson Piovesan, integrantes do coletivo Camoatim, a feira reúne produções gráficas como gravuras, ilustrações, adesivos e camisetas, além de oferecer ao público opções de culinária vegana, livros, zines e peças artesanais em crochê e costura.

A programação cultural inclui apresentação do grupo de teatro Tia, videoperformance da artista Kanahuã Nharu, intervenção de pintura com Jacson Piovesan e show da Banda Rapina, com duração de duas semanas. A ação é viabilizada por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Incentivo à Cultura.

Luana Terra, artista visual e produtora cultural, destaca que seu trabalho atual envolve colagem, design gráfico e fotografia, com foco em temas como autoimagem, autorretrato e saúde mental — também objeto de sua pesquisa de mestrado. “Entre 2024 e 2025, desenvolvi em Canoas o projeto Ateliê ETCETERA, um espaço de criação coletiva voltado para pessoas LGBTQIAPN+. O projeto foi encerrado com a exposição coletiva ‘Homorretratos’”, explicou.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Pinheiro Neto, a feira representa mais do que um espaço de arte. “Revoada Gráfica Exposição Itinerante de Lambes é uma celebração da resistência e da criatividade dos artistas que, mesmo diante das adversidades, seguem produzindo e expressando suas vivências. A cultura tem o poder de curar e reconstruir, e eventos como este reafirmam o papel da arte como elo entre a cidade e sua comunidade”, afirmou.