Com a volta às aulas na Rede Municipal, a partir do dia 2 de março, quando as crianças da Educação Infantil retornam para às salas de aula, a Secretaria Municipal de Segurança Pública prepara-se para recomeçar o projeto Ronda Escolar com maior atenção. Todas as 83 escolas da Rede Municipal vão contar com o patrulhamento ostensivo. “Durante todo o ano, mesmo no período de férias, o trabalho acontece. Mas, a partir do dia 7 de março, quando recomeçam as aulas do Ensino Fundamental, vamos intensificar ainda mais as rondas escolares”, explica o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini.
Além da ronda no entorno das escolas na entrada e saída dos alunos, o projeto conta com uma série de atividades, como palestras e oficinas, que serão retomadas ainda neste primeiro semestre. A formatação das ações acontece a partir da realidade e do contexto social de cada instituição de ensino.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o objetivo é realizar um atendimento especializado para prevenir todos os tipos de violências e reduzir os conflitos no âmbito escolar. “A Prefeitura trabalha para a prevenção às violências nas famílias e nas escolas, com foco na educação socioemocional, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais”, afirma Wendt.
Registro de Ocorrência de Violência na Escola
A Secretaria de Segurança Pública também retomou o Registro de Ocorrências de Violência da Escola (Rove). O objetivo do sistema é identificar as características das violências junto às escolas de ensino fundamental da rede pública, para que seja possível desenvolver ações e políticas públicas de prevenção às violências no ambiente escolar. O sistema de acompanhamento faz parte do Programa Canoas Cidade do Cuidado, que inclui mecanismos de prevenção e acolhimento às crianças e adolescentes que se encontram envolvidos, de qualquer forma, em situações de conflito.