Desde o começo de dezembro do ano passado está disponível nas unidades básicas de saúde de Canoas a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), utilizada na prevenção da bronquiolite. O objetivo da imunização é reduzir o número de casos de bronquiolite e pneumonia nos recém-nascidos.
Em Canoas, o imunizante é disponibilizado para crianças nascidas com idade gestacional (37 semanas), crianças menores de seis meses e gestantes a partir de 28 semanas de gestação. Para bebês nascidos a partir de 4 de fevereiro, a vacina é administrada na maternidade.
Para crianças que tenham menos de 6 meses de idade, o responsável deve se dirigir a sua unidade de saúde de referência com prescrição médica (Nirsevimabe) contendo CID e nota de alta hospitalar para comprovação da idade gestacional. Com a documentação, será aberto um processo junto ao CRIE (Centro de Imunobiológicos Especiais) para posterior liberação da vacina pelo Estado.
Durante a consulta de pré-natal, as gestantes são orientadas sobre esta e outras vacinas de rotina recomendadas para o período, como a dTpa, que protege contra coqueluche, difteria e tétano, além da vacina contra a influenza e da imunização contra a covid-19.
As gestantes que possuem convênio particular devem apresentar um atestado na unidade de saúde mais próxima para terem acesso à aplicação da vacina.