Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2026/02/05-02-26-SALA-DE-ACONCHEGO-CANOAS-SHOPPING-VINICIUS-MEDEIROS-13-125x125.jpg
Mulher e Inclusão

Sala de Aconchego oferece acolhimento e inclusão no Canoas Shopping

Iniciativa busca garantir mais acessibilidade e conforto para pessoas neurodivergentes e suas famílias
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão esteve presente nesta quinta-feira (5) no Canoas Shopping para divulgar e fortalecer a iniciativa da Sala de Aconchego, um espaço reservado e adaptado para proporcionar mais acolhimento às pessoas neurodivergentes e suas famílias. O ambiente foi planejado para atender crianças, adolescentes e adultos com o objetivo de garantir momentos de lazer com mais conforto, segurança e respeito aos desafios enfrentados pelas famílias atípicas.

A Sala de Aconchego está disponível para o público diariamente, das 10h às 22h, no Canoas Shopping (Avenida Guilherme Shell 6750, Centro). Além do espaço, o Canoas Shopping oferece o empréstimo de abafadores de som e distribuição gratuita de cordões de identificação.

A diretora da Secretaria da Mulher, Cidadania e Inclusão, Marisete Zortea, reforçou a importância do espaço para as famílias atípicas. “Sou mãe de uma criança com Síndrome de Down e esse cantinho de lazer proporciona mais tranquilidade e acolhimento. Convido todas as famílias que compartilham dessa necessidade a conhecerem a Sala de Aconchego. Todos serão muito bem-vindos”, destacou.

Para Caroline Meirelles Linhares, mãe de um adolescente de 13 anos com autismo, o espaço representa um avanço importante na inclusão social. “Costumo passear pelo shopping com meu filho e, como ele é mais agitado, esse espaço facilita muito a convivência. Ele se sente mais seguro e consegue desenvolver melhor suas capacidades, estando mais incluído na sociedade”, relatou.

O diretor-geral do Canoas Shopping, Rodrigo Miranda, destacou que a iniciativa surgiu a partir da escuta da comunidade. “Esse projeto começou com uma pesquisa realizada com os próprios moradores de Canoas que frequentam o shopping, principalmente mães de filhos atípicos, que apontaram a necessidade de um espaço mais tranquilo para estar com seus filhos e viver esse momento com mais serenidade”, afirmou.