Frequentadores do Santuário Religioso da praia do Paquetá devem ver mudanças no local nos próximos meses. Nesta quinta-feira (11), o Coordenador de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Tigre, foi ao local acompanhado do arquiteto do Escritório de Planejamento, Fábio Fonseca, para verificar a viabilidade da proposta da Coordenadoria.
No projeto, está a revitalização das vigas, a redistribuição das imagens, a construção de uma estrutura única para os fiéis colocarem suas velas e a restauração com instalação da imagem da Iemanjá dentro da água. “Queremos posicioná-la em um ponto em que não fique submersa quando tiver cheia do rio, mas não muito fundo, para possibilitar o acesso das pessoas”, destacou o Coordenador de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Tigre.
De acordo com Tigre, em um segundo momento, pretende-se construir cobertura permanente entre as imagens, para que o clima não interfira nos cultos religiosos. A expectativa é de que até o próximo dia de Iemanjá/Navegantes, a primeira parte da obra esteja concluída. Além da reforma, a coordenadoria quer envolver a comunidade local no projeto.
“Além da revitalização do espaço, queremos fazer um trabalho com a comunidade para que não se faça mais oferendas como objetos não biodegradáveis, para assim, preservarmos o meio ambiente”, finalizou.