No domingo (18), foi comemorado o Dia Mundial do Orgulho Autista. Para marcar a data, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) começou a receber solicitações de emissão, nesta segunda-feira (19), da Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). Para facilitar o acesso, os Centros de Acesso a Direitos (CADs) passarão a auxiliar as famílias a confeccionarem o documento.
Através desta articulação entre SMSP, Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista (Certea) e Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), pretende-se universalizar e facilitar o acesso. Com essa parceria, os CADs passarão também a ser local de retirada das carteiras físicas, ampliando e descentralizando os pontos de retirada no município.
Documentos necessários para confecção da carteira:
– Documento de identidade – Documento de identidade dos responsáveis legais – Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) comprovando o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), devidamente preenchido e com o nome completo da pessoa, assinatura e carimbo do médico – Fotografia formato 3×4 (pode ser feita nos CADs)