A Secretária Municipal de Segurança Pública (SMSP) recebeu, na última terça-feira (20), a visita de uma equipe do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) de Bagé. A reunião serviu para que o grupo conhecesse as estruturas e as boas práticas em relação ao trabalho do Centro Integrado de Comando e Controle e do Observatório de Segurança Pública de Canoas.
O foco principal foi sobre a realização de pesquisas de vitimização, que servem para mensurar a violência a partir daquilo que se convencionou chamar de cifra oculta – situações de crimes ou violências que ocorrem na realidade, mas que não são notificadas pelas pessoas as autoridades).
Segundo o coordenador do Observatório de Segurança Pública de Canoas, Jacson Portolon, a vinda da comitiva demonstra a qualidade do serviço exercido pelo município.”Essa visita é muito significativa pois demonstra o quanto Canoas é referência em políticas de segurança pública. Tanto no monitoramento, quanto nos diagnósticos e, especialmente, nas pesquisas sobre violências e crimes no muncipio. A pesquisa de vitimização é uma importante ferramenta de subsídio ao planejamento estratégico para melhoria dos serviços de segurança e atendimento ao publico”, salientou.
Conforme a presidente do Consepro de Bagé, Daniela Provin, o município está em processo de formação da primeira turma para implementação de uma Guarda Civil Municipal. Existe o interesse na realização de uma pesquisa de vitimização através de uma parceria entre o Consepro de Bagé e a Universidade da Região da Campanha (Urcamp).
Participaram do encontro, os secretários adjuntos da SMSP, Jovenessa Soares e Álex Rocha Brandão; o coordenador do curso de Direito da Urcamp, Rafael Moreira, e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Urcamp, Lourdes Helena Martins.