Na primeira reunião da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) com o Conselho Municipal do Meio Ambiente de Canoas, o secretário Paulo Ritter apresentou as políticas públicas que fazem parte do programa de governo da Prefeitura para a área. Elas tratam de preservação das áreas naturais do município e vão além. A educação ambiental, que terá um programa específico, permeia todos os projetos.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Paulo Ritter, reforça que garantiu a autonomia do Conselho e a parceria na construção das políticas públicas.
Confira o programa de governo e os projetos estratégicos na Secretaria do Meio Ambiente:
Implantação do Parque Fazenda Guajuviras em uma área de cerca de 200 hectares – Será um parque sócio ambiental para usufruto dos canoenses, junto com um Centro de Educação Ambiental, com jardim botânico, trilhas ambientais, pista de caminhada, pórticos e lugar de fruição junto a um lago.
Plano Diretor de Arborização urbana, com diagnóstico das atuais árvores, calçadas e construção de diálogo junto a comunidade, e incentivo de plantio de frutíferas e futuros novos plantios
Plano de Estratégico de Educação ambiental
Nova proposta de coleta, tratamento e aproveitamento sustentável dos resíduos sólidos
Atenção estratégica do Arroio Araçá
Plano de Preservação Ambiental
Uma das reivindicações na reunião do Conselho foi o acesso aos dados do Fundo do Meio Ambiente, que a gestão municipal anterior não fornecia. A Secretaria da Fazenda prontamente forneceu os extratos, afirmando a transparência da atual gestão municipal.
“O saldo é positivo, perto de 400 mil reais, o que mostra o respeito à autonomia da gestão junto ao Conselho”, declarou Paulo Ritter.