Acontece nesta quinta-feira (02), a primeira edição da capacitação de educação em saúde da população LGBT. Como o preconceito institucional ainda tem sido apontado como um dos maiores fatores vulnerabilizadores da saúde da classe, a Coordenadoria das Diversidades e Comunidades Tradicionais de Canoas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde, desenvolveu essa iniciativa. A atividade acontece em dois turnos, das 9h às 11h e das 14 às 16h, na Rua Ipiranga, 60 – térreo.
A capacitação abrangerá coordenadores das 26 Unidades Básicas de Saúde – UBS, que terão a missão de disseminar a informação nas instituições de referência, com o objetivo de qualificar o atendimento em saúde da população LGBT, abordando os principais agravos, as boas práticas para atenção em saúde e estratégias para combater a discriminação.
O secretário da Coordenadoria de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Pai Santiago, lembra que a iniciativa é capacitar os servidores para uma abordagem social e de atendimento correto ao público. “É fundamental o fortalecimento de vínculos para promover a superação dos preconceitos pelo acesso à informação e garantia dos direitos dos cidadãos”, destacou.
A ideia é que, em fevereiro do próximo ano, as instituições recebam o selo “Unidade Capacitada” em todas as UBS participantes, que servirá como um importante instrumento para a efetivação da política de saúde LGBT, assegurando a diversidade sexual e de gênero, de maneira transversal.