Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/RED-24-09-25-CARAVANA-DE-EMPREGOS-ADEVIC-VINICIUS-MEDEIROS-23.jpg
Inclusão

Servidores participam da 1ª Capacitação em Atendimento à Pessoa com Deficiência

Formação promove qualificação e inclusão no serviço público municipal
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Nesta quarta-feira (15), servidores municipais participaram da 1ª Capacitação de Servidores Municipais no Atendimento à Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria Municipal da Mulher, Cidadania e Inclusão (SMMCI), por meio da Diretoria da Inclusão. O evento foi realizado no Ceia Professora Ana Lúcia Jacobsen (Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade), no bairro Mathias Velho.

A formação tem como objetivo preparar os servidores para oferecer um atendimento mais humano, eficiente e acolhedor às pessoas com deficiência. Na chegada, os participantes receberam um kit com pasta, crachá, alfabeto em Libras, cartilha com dicas de atendimento e a programação completa do curso. Após o credenciamento, o grupo Legato encantou o público com uma apresentação de canto e dança.

O primeiro módulo, com o tema “Legislação – Acessibilidade e Inclusão/Capacitismo”, contou com palestras de Daniele Silva Braz de Mello, advogada e vice-presidente da Comissão de Solidariedade, Inclusão Social e Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Canoas; Jairo Wilson de Oliveira Silveira, advogado e ex-secretário adjunto de Habitação de Canoas; e Juliana da Rosa Zatt, advogada, professora e especialista em Direito dos Autistas.

O evento também teve a presença do diretor-geral da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Robson Borges, e do diretor do Departamento de Diversidade e Inclusão, Clairton Bassin Pivoto, que anunciaram a intenção de implementar o Serviço RS em Libras no município. A proposta foi reforçada pelo chefe de gabinete da Prefeitura, Estevan Lopes Vieira, e contou com a presença de Marcos Lang, presidente da FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades.

A secretária adjunta da SMMCI, Carmen Marin, destacou que a capacitação é um marco para Canoas e é de grande importancia para os servidores. Já a diretora da Inclusão, Marisete Zortea, ressaltou que a formação é um passo concreto para garantirmos que o nosso atendimento seja verdadeiramente inclusivo, com foco principalmente, na quebra das barreiras atitudinais e enfatizou a importância da futura implantação do RS em Libras.

A capacitação seguirá com mais quatro módulos temáticos:
21/10: Deficiência Física e Deficiência Auditiva
04/11: Deficiência Intelectual e Deficiência Visual
11/11: Autismo e Símbolos
18/11: Fibromialgia e Vivências/Empatias