Dentro das atividades da campanha do Setembro Amarelo, a Prefeitura está retomando os trabalhos do Comitê Canoense de Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio. O primeiro passo foi dado na segunda-feira (13), com a assinatura dos decretos que atualizam as atribuições e a composição do órgão.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Diretoria de Políticas e Ações em Saúde Mental e da Diretoria de Vigilância em Saúde, o Comitê tem como uma de suas principais finalidades a elaboração da Política Municipal de Valorização à Vida e de Prevenção ao Suicídio, de forma intersetorial e articulada entre todos os órgãos da administração municipal.
“Em decorrência do aumento do número de casos de suicídio e de tentativas, sobretudo entre os jovens e idosos, essa medida vem para fortalecer o planejamento, a formulação e implementação de políticas públicas intersetoriais, com vistas ao enfrentamento da pauta e ações de prevenção”, enfatiza o secretário adjunto da Saúde, Luiz Octavio Martins Mendonça.
O grupo, multidisciplinar, será composto por representantes (um titular e um suplente) das secretarias da Saúde, Cidadania, Educação e Segurança Pública, além do Conselho Municipal de Saúde, do Conselho Tutelar, da Câmara de Vereadores e das coordenadorias do Idoso e da Juventude do município. Os decretos 336 e 337, assinados pelo prefeito Jairo Jorge, foram publicados em edição complementar do Diário Oficial de segunda-feira.
Confira abaixo a íntegra dos decretos