Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/11/RED-04-11-25-FACHADA-DA-UPA-GUAJUVIRAS-VINICIUS-MEDEIROS-1.jpg
Saúde

UPAs atenderam mais de 3 mil pacientes na primeira semana após troca de gestão

Unidades Rio Branco, Liberty Dick Conter e Guajuviras foram reorganizadas e têm escalas médicas completas
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros

Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

Uma semana depois do início da nova gestão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Canoas, a população já verificou a melhora real nos atendimentos e no funcionamento das unidades. De acordo com o Instituto Maria Schmitt (IMAS), novo administrador das UPAs Rio Branco, Liberty Dick Conter e Guajuviras, foram realizados 3.228 atendimentos nas três unidades nos primeiros dias de gestão. E o tempo de espera por atendimentos, outra questão de interesse dos usuários da saúde em Canoas, tem ficado abaixo do determinado pelos protocolos de classificação de risco.

Na UPA Guajuviras, entre 25 de outubro e 2 de novembro, foram atendidos 1046 adultos e 256 crianças, um total de 1.302 pessoas nos primeiros dias após a troca de administração. A UPA Rio Branco registrou 713 atendimentos para adultos e 261 pediátricos, totalizando 974 pessoas. E a UPA Liberty Dick Conter teve 707 adultos e 245 crianças acolhidos no mesmo período, somando 952 atendimentos.

O tempo médio de espera por atendimento para pacientes com ficha amarela de classificação de risco ficou em 19 minutos, em abaixo do estipulado no protocolo, que determina que ocorra em até 60 minutos. Para os pacientes com ficha verde, a espera ficou em 40 minutos, em média, enquanto o estipulado é de que aconteça em até 120 minutos. E para os pacientes com ficha azul, o tempo médio de espera foi de 61 minutos, enquanto o protocolo determina que ocorra em até 240 minutos.

A auxiliar de cozinha Maria de Lurdes Freitas, 59, moradora do bairro Fátima, procurou a UPA Rio Branco no início da semana passada com dores e a suspeita de uma pancreatite. Ela vinha adiando procurar atendimento médico nos dias anteriores, descrente de que pudesse ser acolhida após saber das restrições nos atendimentos médicos nas unidades canoenses. Mas, na semana passada, encontrou uma UPA funcionando plenamente. “Já fazia dias que eu vinha relutando. Mas pensei em procurar a UPA e fui muito bem atendida pelas meninas da recepção, o médico foi muito atencioso, as enfermeiras também” conta Maria. “Não tenho queixas. Eu estava com muita dor quando cheguei e fui atendida bem rápido.”

Para a secretária municipal da Saúde, Ana Boll, a troca de gestão já está gerando os resultados esperados. “Foi uma mudança extremamente positiva, uma vez que restabeleceu plenamente o atendimento aos usuários, nas 24 horas do dia, para adultos e crianças”, avalia a secretária. “Nós estamos muito satisfeitos com a prestação e o atendimento fiel das solicitações contratadas.”

Enxovais novos
Nesta primeira semana de nova gestão, as três UPAs de Canoas também receberam enxovais novos. Foram entregues 360 lençóis, 300 cobertores e 120 hampers hospitalares. Além disso, 360 peças de uniformes foram destinadas aos colaboradores das unidades, reforçando a padronização e a valorização das equipes. A nova gestora também vem realizando a reorganização dos fluxos assistenciais, contratação de profissionais, revisão das escalas médicas e implantação de novos protocolos de qualidade.