Canoas realizou, nesta quinta-feira (19), a VI Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que ocorreu na Associação Pestalozzi, discutiu a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas para esse segmento. A conferência, organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdip) e pela Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social, teve como tema central o “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência – Construindo um Brasil mais Inclusivo”.
Conforme o diretor da Coordenadoria, Jair Silveira, trata-se de um espaço de debate e reflexão. “É um evento que tem o objetivo de ampliar, fortalecer e manter as políticas públicas no atendimento, no acolhimento e na reabilitação da pessoa com deficiência”, destacou.
O diretor de Diversidade e Inclusão da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Moisés Bauer Luiz, também salientou que a conferência é um processo de extrema importância social. “É neste momento que nos preparamos para o processo referencial a nível estadual e nacional. Sendo a conferência municipal um espaço de debate, reflexão e construção conjunta de propostas que serão levadas para as demais etapas”, acrescentou.
Para a presidente do Comdip, Edna Alegro, é um momento para contribuir com propostas para políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. “É o espaço para pensar propostas para tornar melhor a vida, o espaço, a cidade e o bairro para todos. Também é neste espaço que podemos aprender e termos ações diferentes, que visem a inclusão”, afirmou.
Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), da subprefeitura Centro e demais órgãos do governo municipal estiveram presentes. A conferência teve o apoio da Associação Canoense dos Deficientes Físicos (Acadef), Associação dos Deficientes Visuais de Canoas (Adevic), Associação Pestalozzi, Associação Legato, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Canoas (Apae Canoas), Associação Grupo Chimarrão da Amizade e Sociedade de Ônibus Gaúcha Ltda (Sogal).
Além de representantes do poder público e das organizações voltadas ao segmento da pessoa com deficiência, trabalhadores e usuários também participaram da conferência. Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual e aprovadas as propostas.
Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung