Com foco em oferecer uma educação cada vez mais qualificada, foi realizado, nesta quarta-feira (27), o VII Seminário Escola Legal. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Educação (CME) e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), certificou 50 escolas municipais e particulares que comprovaram a normatização de medidas previstas pelo Conselho, responsável por estabelecer critérios para a oferta da educação municipal em Canoas.
Neste ano, o encontro foi realizado no Salão de Atos da Unilasalle e teve como tema “Inclusão presente”, proporcionando momentos de reflexão sobre as práticas escolares e as formas de acolher e trabalhar com alunos deficientes. O evento contou com palestras e relatos de experiências inclusivas presentes no contexto escolar.
“Escola legal são aquelas instituições que fizeram de tudo para receber seus certificados e documentações. Legal não é apenas no termo oficial, que está em legalidade, mas também no sentido das práticas positivas. Cada vez mais precisamos das escolas não apenas como locais de alfabetização e aprendizado, mas também de acolhimento e cuidado”, destacou a secretária municipal de Educação, Beth Colombo.
A presidente do CME, Giovana Pinto, reforçou a importância do trabalho realizado em parceria com a SME. “Nós, como CME, trabalhamos incansavelmente, com muito empenho e dedicação para a liberação das autorizações das escolas e para a realização deste evento. Ficamos muito felizes em alcançarmos o êxito nas nossas ações”, ressaltou.