A XXI Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Canoas encerrou na noite dessa terça-feira (28) com o Prêmio Destaque COMPID, que homenageou pessoas que se destacam na luta pela inclusão social em Canoas. O evento aconteceu na Universidade La Salle e reuniu lideranças municipais e a comunidade em geral.
De acordo com o diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Canoas, Jair Silveira, o Prêmio foi concedido a sete pessoas “que fazem a diferença na sociedade em prol dos direitos das pessoas com deficiência”. Jair explica que a premiação tem o objetivo de destacar iniciativas e atividades que tenham contribuído para a inclusão social e a conquista de direitos de deficientes que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somam mais de 75 mil pessoas em Canoas.
Sobre a XXI Semana, Jair afirma que as atividades atingiram o objetivo proposto: “tenho certeza que conseguimos colocar nossos assuntos em pauta na sociedade, colaborando para a conscientização da população e ampliando a visibilidade de nossas demandas. A programação deste ano foi ampla e contou com a mobilização dos canoenses”.
A XXI Semana da Pessoa com Deficiência teve como tema “Acesso com participação: construindo uma sociedade inclusiva” e é uma iniciativa da Diretoria da Pessoa com Deficiência em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdip).
Confira a lista dos homenageados:
Ivan Bassegio – professor da escola Capacitação Educação Inclusiva Acessibilidade (Ceia);
Edna Aparecida Alegro – coordenadora geral da Associação Pestalozzi de Canoas;
Renata Flores – professora e diretora de inclusão da Secretaria Municipal de Educação (SME);
Lúcia Cunha Vargas – funcionária da Associação Canoense de Deficientes Físicos (Acadef);
Eri Domingos – professor e assessor da Diretoria da Pessoa com Deficiência de Canoas;
Nilda dos Santos Andrade – uma das fundadoras da ONG Chimarrão da Amizade;
Nelci Panitz – professora da Escola Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva.