Notícias

//
http://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/Derli_Colomo_Júnior_0028.jpg

Prêmio para jovens canoenses é destaque na abertura da 12ª Semana da Juventude

O primeiro Reconhecimento Juvenil de Canoas premiou jovens que transformam a sociedade por meio de suas ações.
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

Empreendedores, artistas, educadores, atletas, cientistas e voluntários: São esses os jovens canoenses que transformam a sociedade por meio de suas ações e são um referencial positivo da juventude que vem desempenhando importante papel na construção de uma sociedade melhor, tendo como destaque uma cultura de liderança, de mobilização e de transformação social. O trabalho de 21 jovens foi premiado pelo primeiro Reconhecimento Juvenil de Canoas, na abertura oficial da 12ª Semana da Juventude de Canoas, na noite de terça-feira (8), no Sesc. 
 
Entre as iniciativas homenageadas, está a dos jovens Gabriela da Rosa, Nathália da Rosa, Eduardo Saraiva e Leonardo Nunes, do primeiro ano do ensino médio do Colégio La Salle, que desenvolveram uma bengala ultrassônica no projeto “Um mundo mais visível”. “Criamos a bengala que tem sensores que reconhecem obstáculos e, para alertar o deficiente visual, ela tem diferentes tipos de vibrações”, explicam os jovens inovadores.
 
Outro homenageado foi o pedagogo que trabalha na Associação Pestalozzi, Lenon Tarragô, que também faz performances como drag queen, participou da organização do primeiro sarau LGBT de Canoas e ainda é intérprete de libras em todos os eventos dos quais participa. “Fiquei muito feliz com esse reconhecimento, é uma satisfação ter o trabalho reconhecido. Agora, fico ainda mais motivado a trabalhar e ajudar nas mudanças sociais de Canoas”, completa. 
 
O secretário especial da Juventude, Rubielson Medeiros, destaca que o protagonismo juvenil deve ser reconhecido e motivado. “São esses meninos e meninas que organizam todo o processo de desenvolvimento do futuro. É essa juventude a responsável pela transformação social da cidade e do país”, menciona.
 
O diretor da Juventude de Canoas, Cássio Abreu (Xala), afirma que a Semana da Juventude visa apresentar novas concepções culturais e sociais aos jovens e, com isso, “pensar coletivamente nos desafios do presente para atingirmos a sociedade que queremos no futuro. Por isso, propomos diferentes atividades para que os jovens estejam engajados e participando na construção de Canoas”.
 
Confira todos os homenageados da noite
 
Delegado Pablo Queiroz Rocha – Homenagem à Polícia Civil, responsável pelo projeto Papo de Responsa. 
 
Douglas Matheus Agradem da Roza – Pessoa portadora de deficiência visual e estudante de Direito. Começou a dançar com 18 anos, e dança em projetos sociais.
 
Bruno Silva dos Santos – Estudante homenageado pela transformação social e mobilidade.
 
Alíssia Fernandes de Andrade – Autodefensora do Movimento Pestalozziano municipal, estadual e nacional.
 
Luciano Matheus Schmidt Simões – Participa da comissão organizadora da conferência estadual dos direitos da criança e do adolescente.
 
Xader José Correa Saraiva – Aluno do EJA, atleta e um motivador na escola onde estuda.
 
Gabriela Santos da Rosa – Criação da Bengala Ultrassônica. 
 
Nathália Santos da Rosa – Criação da Bengala Ultrassônica. 
 
Eduardo Saraiva – Criação da Bengala Ultrassônica. 
 
Leonardo Nunes – Criação da Bengala Ultrassônica. 
 
Larissa Rodrigues Sant’anna – Pertence a igreja Mórmon e é voluntária em diversos projetos sociais no bairro Mathias Velho.
 
Fabiano Serafim Passos – Bailarino profissional e professor de dança no projeto Canta Brasil.
 
Grazzi Lizz – Cantora e moradora do bairro Mathias Velho, trabalha em diversos projetos com a juventude.
 
Guilherme Antonio Almeida de Jesus – Jovem empreendedor na área de vestuário, que dá visibilidade para o movimento do Hip Hop com o lançamento da loja Maloca Chick.
 
Steffany Rosa Soares – Dançarina de Hip Hop, participou de um projeto social na Associação Pestalozzi.
 
Lenon da Silva Tarragô – Além de educador e pedagogo, se destaca nas artes com suas performances como dançarino e drag queen.
 
Bruna Rosa Linck – Faz parte do projeto social Força Jovem Universal e é coordenadora do FJU Boqueirão há 4 anos.
 
Luane Alves Mattos – Escoteira, embaixadora do Brasil nos Estados Unidos e morou um ano na Alemanha representando as Escolas Públicas canoenses.
 
Pedro Henrique da Silva Ramos (Ike Ramos) – Vice-campeão gaúcho na categoria novatos do automobilismo.
 
Bruno Fraga dos Anjos – Voluntário no projeto Tribos nas Trilhas da Cidadania da Parceiros Voluntários.
 
Angélica Pacheco Alfonsin – Estudante de enfermagem e voluntária no Projeto Ambiental Arroio Nosso Rio Guri.
 
A Semana da Juventude
 
A Semana da Juventude, que tem como tema ”Juventude, um fazer de cidadania”, tem o objetivo de oferecer espaços aos jovens canoenses para expor suas ideias e demandas; promover ações sociais, culturais e de inclusão; oportunizar a utilização de espaços públicos no município; desenvolver conhecimentos e habilidades nos campos artístico e cultural como possibilidades de enriquecimento intelectual e inclusão social, fomentando a formação de agentes multiplicadores de ações artísticas, culturais e educacionais; e promover o diálogo e a interação entre jovens e as comunidades da cidade. A programação se estende até o sábado (11). 
 
O evento é uma iniciativa da Diretoria da Juventude, com o apoio das Secretarias Municipais de Esporte e Lazer (SMEL), da Educação (SME) e da Saúde (SMS), do SESC, das Faculdades QI e dos Parceiros Voluntários. Entre os apoiadores estão outras secretarias municipais, as escolas da rede pública, o Conselho Municipal da Juventude e a Polícia Civil  (DENARC/DPCA).
 
Confira a programação completa:
 
Dia 9 de agosto (quinta-feira)
 
9h30 às 11h30 – Mostra Estudantil de Dança
Local: Teatro do Sesc
Av. Guilherme Schell, 5340 – Centro
 
13h às 17h – Oficinas da Juventude
 
13h30 – Aula de ritmos
 
14h15 – Teatro
 
15h15 – Oficina de capoeira
 
15h30 – Oficina de grafitagem
 
Local: EMEF Carlos Drummond de Andrade
Quadra X, nº 400, Setor 5 – Guajuviras
 
Dia 10 de agosto (sexta-feira)
 
10h30 – Papo de Responsa
Local: EEEM Guarani
Rua Cairu, 2260 – Rio Branco
 
14h – Papo de Responsa
Local: EEEM Visconde do Rio Branco
Rua Pistóia, 664 – Rio Branco
 
11 de agosto (sábado) – Encerramento da Semana
 
9h – Caminhada Força Jovem. Saída: rótula do Guajuviras até a quadra da Escola de Samba Unidos do Guajuviras. 
 
10h30 – Abertura das atividades e lançamento do projeto Espaço Multicultural Guajuviras, com uma série de apresentações artísticas, teatrais, esportivas, cinema, oficinas, entre outras atividades. 
Local: Escola de Samba Unidos do Guajuviras, avenida 17 de abril, 81.

Assessoria de Comunicação

Mais fotos:

Anexos