Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/01/sub-foto-brasao-prefa-portal-2.png
Saúde

Após mutirão de cateterismos, município terá ação para acabar com fila para espirometrias

Mobilização beneficiará na primeira semana 150 pacientes que aguardam exame que diagnostica doenças pulmonares
Clique para ouvir esta notícia

Compartilhe

A prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, dará início nesta segunda-feira (27) a um mutirão de espirometrias. Os exames, que servem para ajudar a diagnosticar e monitorar doenças pulmonares, serão oferecidos a 150 pacientes. A ação é mais uma medida tomada pela administração municipal para reduzir as filas, melhorar e qualificar o atendimento de saúde para a população.

O mutirão também faz parte do programa Abraçar a Vida da Boehringer Ingelheim e vai beneficiar 30 pacientes por dia de segunda-feira (27) até sexta-feira (31), totalizando 150 exames ao longo da semana. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, há cerca de 900 pessoas na fila de espera para o procedimento e o objetivo, para além da primeira semana, é seguir com o mutirão até que todos os pacientes sejam atendidos. “Vamos iniciar essa semana com esses 150 pacientes e vamos dar seguimento até atingir os 900 pacientes que estão aguardando”, explica o secretário municipal da Saúde, Eduardo Bermudez. “Vamos dar sequência até finalizar essa fila.”

A espirometria é um exame que verifica a situação em que se encontram os pulmões e a sua capacidade de exercer sua função de inspiração e expiração, e serve para auxiliar no diagnóstico de patologias como enfisema, doença pulmonar obstrutiva crônica e asma, entre outras. A cerimônia que marcará o início do mutirão acontecerá na Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro, a partir das 8 horas.