Começou nesta segunda-feira a II Semana do Uso Racional de Medicamentos. Com programação voltada para farmacêuticos, médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde, além da população em geral, o evento seguirá com atividades até o dia 12 de maio.
A primeira palestra da manhã desta segunda-feira teve como tema Uso Racional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. Em seguida, foi realizada a palestra Apresentação dos Projetos de Avanços da Política da Assistência Farmacêutica de Canoas: Consultórios Farmacêuticos e Política de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.
Na abertura do evento, o secretário municipal de Relações Institucionais, Rossano Gonçalves, afirmou que é preciso persistência para colher resultados positivos quanto ao uso racional de medicamentos, tanto do ponto de vista da saúde da população, quanto da gestão de recursos públicos. “Não podemos deixar que este assunto fique em segundo plano. Temos que perseverar, temos que mudar a cultura.” O secretário adjunto da Atenção Primária e Especializada da Secretaria Municipal da Saúde, Favio Telis, destacou a importância de garantir o acesso dos pacientes à medicação mais adequada para cada caso e levar a informação mais correta para toda a população. “Pensar em medicamentos, para quem é médico e está sempre preocupado com o acesso das pessoas, é algo que nos preocupa, nos envolve, todos os dias.”
A coordenadora do curso de Farmácia da Ulbra, Lidiane dos Santos, lembrou que a informação é fundamental para a segurança da população. “Infelizmente ainda temos muitos casos de intoxicação, interações hospitalares e óbitos, o que reforça a importância de falarmos sobre a importância do uso racional de medicamentos”, comentou a coordenadora. “É dever de todos nós contribuir para a redução desses números, promovendo mais qualidade de vida para a população.”
A II Semana do Uso Racional de Medicamentos segue com programação até o dia 12. Nesta terça-feira (6), a Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF/RS) realizam uma ação de orientação da população no Calçadão, no Centro de Canoas, com entrega de panfletos, aferição de pressão arterial e glicose. O CRF/RS também vai oferecer serviços administrativos, como inscrições profissionais e baixas de registros de empresas, na Câmara de Vereadores, das 9 às 16 horas.
Para a manhã de quinta-feira, das 9 horas ao meio-dia, está programada uma ação na unidade de saúde União, no bairro Mathias Velho, de rastreamento e promoção do uso racional de medicamentos. Serão ofertados serviços de aferição de pressão arterial e glicose na unidade de saúde e agentes farão visitas domiciliares para orientação de pacientes. O encerramento da programação será na segunda-feira (12), com a inauguração dos consultórios farmacêuticos na Farmácia Básica Central (Avenida Santos Ferreira, 1655, bairro Marechal Rondon) e na Farmácia do Estado.