Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/06-02-25-PATRULHAMENTO-GUARDA-MUNICIPAL-BAIRRO-FATIMA-VINICIUS-MEDEIROS-17.jpg

Guarda Municipal de Canoas realiza 38 prisões em período de dois meses

Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

A Guarda Municipal (GM) de Canoas contabilizou a significativa marca de 38 prisões ao longo do período que compreende entre março e abril deste ano. As ocorrências que resultaram nas detenções compreendem a tráfico de drogas, em sua maioria com sete casos, seguidos de roubos (4), furtos simples e qualificados (3), cumprimentos de mandado (3) e ameaças (2). Em um dos casos atendidos pela corporação nesses dois meses, os guardas durante o patrulhamento preventivo prenderam um homem, de 20 anos, suspeito de assalto a uma farmácia no bairro Mathias Velho, no dia 3 de abril. O suspeito estava com uma réplica (simulacro) de arma de fogo e a quantia de R$ 107,50. Ele foi detido e apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para o registro da ocorrência em flagrante.

“A Guarda Municipal (GM), conforme o Supremo Tribunal Federal (STF), pode realizar o policiamento comunitário ao deslocar de um prédio da Prefeitura para outro, seja uma unidade de saúde, escola, parque ou praça, e atender ocorrências na medida em que elas forem surgindo. A GM não faz investigações, que são tarefas exclusivas das outras Forças de Segurança, entretanto, está em nossa matriz de competência o zelo e a segurança dos cidadãos canoenses”, destaca o secretário de Segurança de Canoas, Alberto Rocha. As normas das leis dos municípios que autorizam seus guardas municipais a promoverem ações de segurança urbana precisam, obrigatoriamente, respeitar limites para que não sobreponham responsabilidades, mas apenas cooperem com as atribuições da Brigada Militar e Polícia Civil, que são reguladas pela Constituição e por normas estaduais.

O diretor da GM de Canoas, Tailor Moreira, destaca que a maior parte das prisões por tráfico de drogas ocorrem próximo de escolas. “A comunidade muitas vezes solicita a nossa atuação em determinadas situações, e os guardas fazendo o patrulhamento comunitário com uma viatura ostensiva e fardados podem atender a ocorrência. Em relação as prisões por tráfico de drogas, a grande maioria desses traficantes está sendo presa no entorno das nossas escolas. Estamos dando uma atenção especial no combate aos delitos nas imediações das unidades de ensino”, afirma.

Desde o início do ano, a GM de Canoas já soma um total de 79 prisões pelos mais variados crimes.

[addtoany]