O mês escolhido para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres em todo o mundo, o câncer de mama, está chegando ao fim e, com ele, a programação do Outubro Rosa, que mobiliza toda a sociedade na luta contra a doença. Em Canoas, foram realizadas diversas atividades em prol da causa, como palestras, exposições de arte, roda de conversa, caminhada, entre outras.
Na tarde desta quinta-feira (25), a Diretoria de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Canoas realizou a última atividade de sua programação, com uma ação de conscientização sobre saúde da mulher, com distribuição de material informativo. A atividade aconteceu no Calçadão de Canoas. “Orientamos as mulheres sobre os fatores de risco que podem desenvolver o câncer de mama, bem como, a importância da prevenção e diagnóstico precoce. Encerramos as atividades da programação do Outubro Rosa, mas nossa luta continua diariamente com as mulheres de Canoas”, explica a diretora, Ana Moraes.
Além disso, a Diretoria ainda distribuiu material informativo sobre a rede de enfrentamento à violência contra mulheres e meninas com a finalidade de orientar esse público sobre formas de denunciar situações de violência. A atividade é alusiva ao Dia Laranja, que é celebrado no dia 25 de cada mês como uma forma de alertar para a necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas.
Ao todo, aproximadamente 600 informativos foram distribuídos. “É de suma importância que as canoenses tenham informação, tanto sobre a prevenção do câncer de mama, quanto sobre formas de denunciar a violência, e é nosso papel como gestores públicos proporcionar informação à população e conscientizar as mulheres sobre assuntos que impactam diretamente em suas vidas”, completa Ana.