Feira de Iniciação Científica destaca protagonismo estudantil e temas de relevância social

Foto: Vinicius Medeiros
A Escola Municipal Governador Leonel de Moura Brizola sediou, neste sábado (24), a Feira de Iniciação Científica, evento que reuniu alunos, professores, famílias e pesquisadores em um espaço dedicado à troca de saberes, estímulo à pesquisa e valorização da ciência desenvolvida no ambiente escolar.
A feira apresentou trabalhos que abordam temas de grande impacto social e ambiental, demonstrando a capacidade crítica e criativa dos estudantes. Entre os destaques, estiveram pesquisas sobre a importância da doação de animais resgatados após a enchente de maio de 2024, os impactos da corrupção na FIFA, e o papel dos diques no município de Canoas como estratégia de enfrentamento a enchentes, com foco na conscientização da população e dos adolescentes sobre prevenção e cidadania.
Além da produção científica, o evento também fortaleceu o vínculo entre escola e comunidade. Para Deise Teresinha da Rosa, mãe dos estudantes Isadora da Rosa Barbosa e Victor Hugo da Rosa, o momento foi de grande valor, “O que está acontecendo agora é muito importante para reunir as famílias. É uma forma de ajudar nossos filhos na iniciação científica, com incentivo e parceria, trazendo-os para a realidade do hoje.”
Vitor Francisco dos Anjos Barbosa, pai dos alunos, destacou o envolvimento dos filhos, especialmente no debate sobre corrupção, “Foi gratificante participar do processo, o Victor Hugo me fez vários questionamentos sobre a pauta da corrupção na FIFA, tema de um período anterior ao nascimento dele e, ao mesmo tempo, trouxe informações novas. Participar do trabalho dele e da Isadora foi enriquecedor.”
A Feira de Iniciação Científica reafirma o papel da escola como espaço de formação cidadã e incentivo à construção de conhecimento, valorizando o protagonismo dos jovens como agentes ativos na transformação da sociedade.