Escolas infantis da rede de ensino de Canoas participam da Semana do Brincar

Foto: SME/ Divulgação
A diversão ganha uma atenção especial nas 38 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da rede de ensino por meio da Semana do Brincar. A programação especial será desenvolvida a partir desta segunda (26) e segue até a sexta-feira (30), com diferentes atividades lúdicas com as crianças. “As nossas equipes diretivas planejaram uma série de atividades com muito carinho. O foco principal é valorizar o brincar com uma linguagem essencial da infância, com momentos significativos, criativos e lúdicos com as nossas crianças assistidas na Educação Infantil”, descreve a secretária da Educação, Beth Colombo.
A criatividade é ampla, de acordo com o planejamento de cada EMEI, com atividades como caça às bolhas, oficinas de artes, resgate de brincadeiras antigas, pinturas artísticas e esculturas com balões, circuitos de atividades, contação de histórias, festa do pijama e assim por diante. Incentivadas pelas professoras, as brincadeiras especiais não ficam limitadas a criançada. As próprias famílias também são incentivadas para o engajamento dos seus filhos até a participação dos adultos em determinadas atrações pensadas com muito carinho. Na EMEI Vó Maria Aldina, no bairro Fátima, a criançada ficou encantada com um show de mágica no período da tarde dessa segunda-feira (26). O momento nessa unidade também marcou a abertura oficial desta edição da Semana do Brincar no município.
Uma das atrações mais aguardadas, o Criançando na Praça, previsto inicialmente para quarta-feira (28), foi transferida para a próxima segunda-feira (2). O evento na Praça da Emancipação inicia às 14 horas. “É uma proposta coletiva e afetiva onde será elaborado um espaço lúdico inteiramente feito de tecido branco, onde cada escola enviará duas crianças para brincar livremente e colorir as paredes e balões com tinta colorida. Será um momento para dar vida ao espaço a partir de suas expressões e olhares infantis”, explica a diretora da Educação Infantil da SME, Emilaine de Oliveira. Os pais e responsáveis podem conferir quais as atividades que serão desenvolvidas nas respectivas EMEIs que atendem as suas crianças.