Exposição referente à arte na infância é destaque na EMEI Olga Ronchetti

Foto: Vinicius Thormann / PMC
Os corredores e outros espaços da EMEI Olga Machado Ronchetti, no bairro Guajuviras, ganharam um colorido especial com a Vernissage – A Arte na Infância: Um Olhar Sobre o Mundo das Crianças. As diferentes formas artísticas dos trabalhos expostos desde a quinta-feira passada e à mostra até esta sexta-feira (13) mobilizaram, de um modo ou outro, as 159 crianças das diferentes turmas da unidade de ensino.
A diretora da EMEI, Tânia Mara Barbosa, explica como nasceu a ideia de desenvolver essa exposição diferenciada com a criançada. “O projeto nasceu a partir de uma reunião pedagógica que tivemos no início do ano, com a proposta de contemplar também as famílias com o trabalho realizado em sala de aula. E assim a gente pensou em criar um vernissage, com essa mostra desse projeto de releituras de vários artistas e que mostra como as crianças conseguem captar aquela ideia e expressar sua criatividade”, detalha. As turmas do Jardim desenvolveram desenhos e montagens a partir da obra de pintores como Picasso e outros artistas reconhecidos.
Em uma outra sala da EMEI, o som de golfinhos ecoava em meio a uma decoração inspirada no fundo do mar. A professora Glória Braga e outras três colegas organizaram o ambiente sensorial pensado para as crianças do berçário. “Foi uma surpresa para eles essa novidade. Eles adoraram a parte das bolinhas, onde iam explorando e descobrindo alguns bichinhos do mar”, explica. A coordenação das atividades mobilizou todos os cerca de 20 professores da instituição.
Com o filho Juan, de dois anos, no colo, a mãe Núbia Lucas elogiou a iniciativa que transformou as instalações. “Eu acho que é algo bem legal, pois assim os pais e responsáveis conseguem participar e estar um pouco mais perto e dentro da escola também. O pequeno está matriculado na turma do Maternal 1. De acordo com a direção da EMEI Olga, após o fim da exposição, todos os trabalhos deverão ser guardados para depois voltarem a ser expostos durante o Congresso Municipal da Educação Infantil.