Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/WhatsApp-Image-2025-06-30-at-18.10.46.jpeg
Educação

Infinidade de ações nas EMEIs lembrou os 86 anos de Canoas

Trabalhos diversos foram desenvolvidos com as crianças
Download Imagem Original

Foto: SME / Divulgação

Compartilhe

O aniversário de 86 anos de Canoas, celebrado na última sexta-feira (27), foi tema de inúmeras iniciativas lúdicas em diferentes escolas da rede municipal de ensino. Não faltaram atividades criativas para os baixinhos aplicarem em sala de aula e enaltecerem a história, pontos turísticos e marcas do nosso município.

No bairro Guajuviras, na EMEI Anisio Teixeira, a turma do Maternal 2A trabalhou com caixas temáticas sobre o Brasil, Rio Grande do Sul e a cidade de Canoas. Foram confeccionadas réplicas de aviões com prendedores e palitos para retratar um dos pontos turísticos do município, a Praça do Avião. Na EMEI Olga Ronchetti, o berçário brincou na elaboração de uma maquete do Mini Zoo. Já na EMEI Vó Nelsa, as crianças brincaram como exploradores de Canoas, com direito a trabalhinhos.

No Mathias Velho, a EMEI Vó Sara fez uma atividade com direito a bolo de aniversário, onde as crianças cantaram o “Parabéns a Você” para os aniversariantes do mês e para a cidade. Na EMEI Ulysses Machado Filho, no Estância Velha, na EMEI Vovó Doralice, no Harmonia, e na EMEI Marilene da Silva Machado, do Mato Grande, também tiveram festinhas comemorativas semelhantes. Na EMEI Carrossel, no Igara, e na EMEI Vó Corina, no Guajuviras, o Parabéns também aconteceu com muitos balões.

Na EMEI Vó Picucha, no Harmonia, as crianças colocaram as mãos na tinta para realizar pinturas. Elas ainda estudaram a proposta porque Canoas tem esse nome. Os alunos da EMEI Ulysses Machado Filho, no bairro Estância Velha, mais do que estudar a importância das canoas e da estação férrea, ainda conferiram a construção de uma miniatura de canoa com taquarinhas, a partir da contribuição do pai de uma criança.

Com o tema ‘Somos Canoas, somos história e somos resistência’, a EMEI Prof. Rosângela Cunha Lanzoni, do bairro Mato Grande, promoveu uma experiência artística afetiva inspirada pelo símbolo do Cavalo Caramelo. Ainda prestou homenagem à cidade com trabalhos sobre a linha do tempo de Canoas, curiosidades e marcos históricos. Na EMEI Irmã Chies Stefani, no Harmonia, as crianças do berçário degustaram e lembraram que Canoas é a cidade do xis.

A EMEI Pé de Moleque, no bairro Estância Velha, prestou homenagens com execução do hino, parabéns e brincadeira alusiva ao símbolo que representa a cidade. Uma chuva colorida foi destaque da atividade festiva na EMEI Mãe Augusta, no bairro Harmonia. Na EMEI Rosângela Cunha Lanzoni, no Mato Grande, as crianças se divertiram com uma festa do pijama. A EMEI Beija-flor, do bairro Niterói, teve exposição temática com fotografias da cidade e cenários que reproduzem os principais pontos turísticos canoenses.