Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/RED-17-06-25-QUALIFICACAO-NA-CONSTRUCAO-CIVIL-E-REPAROS-NA-EMEI-PINGO-DE-GENTE-VINICIUS-MEDEIROS-3.jpg
Desenvolvimento Econômico

Qualificação gratuita prepara canoenses para atuar na reconstrução da cidade

Curso tem foco na recuperação das escolas atingidas pela enchente
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Compartilhe

As inscrições do curso gratuito de qualificação profissional na construção civil ainda estão abertas. Organizado pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o SENAI-RS. A iniciativa tem como metas principais capacitar a população para o mercado de trabalho e contribuir para a reconstrução dos espaços atingidos pela enchente, especialmente instituições de ensino da rede municipal.

Com foco prático e voltado às necessidades reais da cidade, as atividades do curso acontecerão diretamente em cinco escolas municipais impactadas pelas cheias. A formação inclui conteúdos como reparos em alvenaria, pintura predial, hidráulica residencial, revestimentos cerâmicos, circuitos elétricos, telhados, edificações e esquadrias de madeira.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas presencialmente na SMDEI (Rua Dr. Barcelos, 969), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. É necessário apresentar RG, CPF e a declaração de solicitação de matrícula gratuita, que será emitida na hora pela unidade operacional do SENAI. O processo de inscrição seguirá aberto por tempo indeterminado.

A parceria firmada entre o Município e o SENAI-RS tem duração de 12 meses. Durante esse período, as turmas serão organizadas conforme a demanda. A quantidade de vagas por curso será definida de acordo com as necessidades específicas de cada escola participante.

A ação integra o Programa SENAI de Reconstrução e Capacitação Comunitária, que busca impulsionar a economia local ao gerar novas oportunidades de trabalho e renda para os canoenses. O SENAI é responsável pelo conteúdo pedagógico, corpo docente, materiais didáticos e certificação dos alunos. Já à Prefeitura cabem a seleção dos participantes, divulgação da ação e fornecimento da estrutura necessária para realização das aulas, como espaços escolares, materiais, equipamentos e transporte, quando houver necessidade.