Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/RED-09-07-25-CURSO-EMISSAO-NOTA-FISCAL-VINICIUS-THORMANN-4.jpg
Desenvolvimento Econômico

Microempreendedores Individuais (MEIs) participam de capacitações sobre emissão de notas fiscais

Capacitações aconteceram nas dependências da SMDEI
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

Compartilhe

Na tarde desta quarta-feira (9), dois cursos gratuitos de emissão de nota fiscal destinados para Microempreendedores Individuais (MEIs) canoenses foram promovidos pela Prefeitura de Canoas. O primeiro deles, voltado para os microempreendedores prestadores de serviços, e o segundo, destinado para aqueles que atuam com comércio. As atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), em parceria com o Sebrae RS, proporcionaram que os participantes tivessem acesso às formas mais corretas, eficientes e descomplicadas de emissão de notas fiscais.

Os conteúdos foram ministrados pela assistente de atendimento ao cliente do Sebrae RS, Brenda Ribeiro. “Essas capacitações para os MEIs da cidade buscam capacitá-los para emitir suas notas fiscais tanto para quem presta serviço quanto para aqueles que vendem produto. O objetivo é fazer com que eles tenham a capacidade de executar eles mesmos as suas notas para conseguir fornecer serviços para outras empresas, desde aquele MEI que faz uma pintura até para o mercadinho que vende produtos para o consumidor final”, explica.

O aposentado e morador do bairro Mathias Velho, Honório Maciel Filho, de 66 anos, detalhou como ficou sabendo da iniciativa. “No momento em que entrei em contato com eles, aqui buscava informações sobre o pagamento do imposto e então me ofereceram esse curso e eu me dispus a participar. Fico feliz em poder participar desse curso em que a gente não paga nada e ele nos alicerça um trabalho futuro. No meu caso, será um trabalho de importação”, revela.

A secretária adjunta da SMDEI, Michele Godoi, afirma que estão previstas novas edições desses cursos. “A capacitação foi muito importante para gerar autonomia para esses microempreendedores, porque a ideia é que o MEI seja a porta de entrada desses empreendedores, para que, futuramente, quem sabe, eles possam desenquadrar, crescer e prosperar cada vez mais os seus negócios. E os próximos cursos vão acontecer a cada 15 dias aqui no Escritório de Empreendedor”, afirma. Mais informações sobre as próximas edições podem ser obtidas no WhatsApp: (51) 98255-0914.