Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/RED-14-07-25-ATO-DE-ABERTURA-II-CONFERENCIA-MUNICIPAL-VINICIUS-MEDEIROS-13.jpg
Desenvolvimento urbano Habitação e Regularização Fundiária

Comunidade debateu futuro de Canoas em evento no auditório da Prefeitura

Debates ocorreram no Auditório Sady Schivitz, na sede da Prefeitura Municipal
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

Compartilhe

Representações de movimentos sociais e entidades da sociedade civil, além de instituições públicas, debateram sugestões e visões para o futuro de Canoas, nesta segunda-feira (14), durante a 2ª Conferência Municipal da Cidade no município. O evento é preparatório para a 6ª Conferência Estadual das Cidades do Rio Grande do Sul, agendada para agosto, e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para o mês de outubro.

Na abertura do evento, o secretário de Relações Institucionais de Canoas, Rossano Gonçalves, destacou a grande responsabilidade que é pensar o futuro da cidade e citou a relevância das obras para a ampliação do sistema para contenção de cheias, uma das metas da administração para trazer segurança à população após a calamidade de 2024.

Representante da Câmara Municipal, o vereador Gabriel Constantino apontou que a oportunidade é fundamental ao exercício da democracia e da construção coletiva. Para o assessor superior do Gabinete do Prefeito Airton Souza, Daniel Leite, a premissa do evento é a elaboração participativa.

Painelista convidado, o vice-presidente para Desenvolvimento Urbano da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoa, Renan Zancanaro, comentou sobre a necessidade de celeridade no fluxo de recursos para as obras de proteção contra enchentes. Na sequência, outras representações registraram suas ideias e, ao final, foram escolhidos os delegados que representarão Canoas na etapa estadual da ação.