Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/RED-16-07-25-SISTEMA-PRONTUARIO-UNIFICADO-CLINICAS-VINICIUS-THORMANN-1.jpg
Saúde

Hospital de Clínicas apresenta sistema de gestão hospitalar para Canoas

AGHUse será implementado nas unidades de saúde e hospitais do Município em 2026
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann

Compartilhe

Representantes das secretarias municipais da Saúde e de Projetos e Licitações de Canoas realizaram na manhã desta quarta-feira uma visita institucional ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) para conhecer as aplicações do sistema de gestão hospitalar AGHUse dentro do hospital. O sistema será implementado em Canoas a partir de 2026, primeiramente nas unidades de saúde dos bairros, e depois nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos hospitais Nossa Senhora das Graças, Universitário e Pronto Socorro.

O AGHUse é um sistema de gestão hospitalar desenvolvido pelo HCPA e compartilhado com as instituições integrantes da Comunidade AGHUse. O sistema permite registrar os processos administrativos, assistenciais e de apoio à assistência de forma integrada e com o objetivo de melhorar o atendimento ao paciente, o acesso à pesquisa e a gestão da instituição. Por meio do AGHUse, as instituições podem registrar os dados médicos dos pacientes, organizar fluxos de atendimento e gerir estoques de medicamentos e insumos, entre outras funcionalidades.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Marcelo Reis, o AGHUse será implementado em todos os níveis de atenção da saúde canoense, possibilitando a adoção de um prontuário único para os pacientes atendidos no Município. “O AGHUse vai ser utlizado tanto na atenção primária quanto na média e alta complexidade”, afirma o secretário.

De acordo com a secretária municipal de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura, o objetivo é ter o sistema funcionando nas unidades de saúde de Canoas ainda no primeiro semestre de 2026. Depois, o sistema será implementado nas UPAs da cidade e, até o fim de 2026, nos três hospitais canoenses. “Esse sistema vai interligar todas as nossas unidades, qualificar o atendimento dos pacientes e gerar economia para o Município”, avalia a secretária.