Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/RED-22-07-25-AULA-DE-BOXE-DO-CONTRATURNO-VINICIUS-MEDEIROS-3.jpg
Esporte e Lazer

Aulas gratuitas de boxe movimentam jovens no contraturno escolar em Canoas

O projeto acontece nas terças e quintas-feiras
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros

Compartilhe

A Praça da Juventude Nelson Mandela, localizada na Rua Maria Faustino Corrêa, 618, no bairro Guajuviras, recebe todas as terças e quintas-feiras aulas gratuitas de boxe voltadas para jovens entre 13 e 18 anos. A atividade integra o contraturno do Projeto Talentos do Esporte, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e também conta com turmas adultas.

A ação visa proporcionar aos estudantes um espaço de prática esportiva, disciplina e integração comunitária fora do horário escolar. As aulas também acontecem no Colégio Paulo Freire, às segundas e quartas-feiras.

Karolina Lucena Dias, aluna do projeto há um mês, destaca a importância de ter acesso gratuito à modalidade. “Fiquei sabendo por um convite do professor José Lima. Estou gostando muito. É uma chance de aprender algo novo e de me manter ativa”, conta.

Outro participante, Elias Carvalho Vargas, ingressou nas aulas há duas semanas após o convite de um colega da escola. “Achei ótimo que é no contraturno das aulas. Nem sempre temos condição de pagar por um esporte. Isso aqui pode me ajudar a melhorar a disciplina e o foco, além da saúde”, afirma.

Responsável pelas aulas, o professor José Lima ressalta o impacto positivo da prática esportiva na vida dos alunos. “O boxe exige disciplina, concentração e esforço físico. Esses valores acabam sendo levados para a escola e para a vida. Além disso, manter os jovens ocupados no contraturno é fundamental para o desenvolvimento deles”, explica.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, o projeto representa uma porta de entrada para oportunidades. “O Talentos do Esporte é gratuito, aberto à comunidade e tem como principal objetivo garantir acesso à prática esportiva como ferramenta de inclusão e desenvolvimento social”, afirma.

As inscrições estão sendo realizadas presencialmente na Rua Maria Faustino Corrêa, 618, bairro Guajuviras, contato com professor Zé Lima (51) 9149-8596