Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/RED-26-07-25-SIMULADO-DE-EMERGENCIA-MATHIAS-VELHO-BRUNA-OURIQUE-107.jpg
Defesa Civil

Defesa Civil inaugura núcleo de voluntários e realiza simulação de emergência

Operação no sábado simulou incêndio em salão comunitário e resposta das forças de segurança
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática inaugurou o 1º Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil de Canoas, no bairro Mathias Velho, e realizou uma simulação de emergência na tarde de sábado (26), em parceria com as secretarias municipais de Segurança Pública, Mobilidade Urbana e Saúde, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar, além de voluntários civis. O exercício simulou a ocorrência de um incêndio durante um baile beneficente no salão da Associação de Moradores local, na Rua 18 de Novembro, e foi realizado para colocar em prática o treinamento dos agentes públicos e voluntários e medir o tempo de resposta das forças de segurança da cidade diante da emergência.

O simulado do sábado contou com 80 voluntários que foram cadastrados pela Defesa Civil de Canoas ao longo dos últimos meses. No total, a Defesa Civil conta com 550 voluntários cadastrados para atuação em caso de necessidade em diversos setores. O núcleo inaugurado no sábado é o primeiro de uma série de grupos similares que serão formados em Canoas. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, o próximo núcleo a ser inaugurado será o do bairro Rio Branco, nas próximas semanas.

A ação de sábado simulou os desdobramentos de um incêndio durante uma festa em um salão comunitário e o trabalho de resgate de vítimas, combate às chamas, atendimento médico de emergência e organização da operação. Os voluntários foram divididos em agentes que atuaram no resgate e “vítimas” do incêndio.

O prefeito Airton Souza participou do simulado, agradeceu o trabalho dos voluntários e das forças de segurança e destacou a importância do treinamento para a garantia do socorro mais qualificado da população quando necessário. “A enchente foi uma tragédia que está nos trazendo grandes lições. No ano passado foi uma confusão e as pessoas não sabiam muito bem o que fazer. Agora estamos preparando as pessoas para esses momentos, que queremos que não aconteçam mais”, disse o prefeito. “Este é um importante trabalho que aproxima a comunidade da Defesa Civil.”

O secretário municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática, Vanderlei Marcos, destacou que o simulado foi organizado em duas semanas e também agradeceu a participação de voluntários e forças de segurança. Marcos explicou ainda que o objetivo principal foi medir o tempo de resposta dos diferentes serviços de emergência, além de colocar em prática o treinamento de voluntários e profissionais. “Havia muita preocupação no bairro Mathias Velho quanto ao tempo de resposta das forças de segurança, mas o simulado mostrou que o trabalho é adequado. O Corpo de Bombeiros, por exemplo, chegou ao local em 7 minutos.”

A dona de casa Katia Lencina, 62, moradora do bairro Mathias Velho, foi ao local assistir a simulação. Seu filho Leonardo da Silva Lencina, 23, foi um dos voluntários que atuaram no resgate das “vítimas”. “Só de assistir a simulação, já fui me emocionando. Deu vontade de chorar. Lembrei da Boate Kiss. Esse treinamento é muito importante para as pessoas saberem o que fazer.” A voluntária Rocheli Gonçalves, 42, moradora do bairro Rio Branco, atuou como “vítima” do incêndio simulado e tirou boas lições do treinamento. “Este projeto é muito importante para a população saber lidar com as pessoas que estão precisando de ajuda.”

Mais fotos: