Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/07/RED-28-07-25-REUNIAO-AVANCA-MULHER-EMPREENDEDORA-BRUNA-OURIQUE-24.jpg
Desenvolvimento Econômico

Lideranças comunitárias de Canoas alinham ações para o Programa Avança Mulher Empreendedora

Iniciativa promove autonomia financeira feminina
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Compartilhe

Na última segunda-feira (28), lideranças dos bairros Mathias Velho e Guajuviras participaram da primeira reunião local do Programa Avança Mulher Empreendedora, no Auditório Sady Schivitz, em Canoas. A iniciativa, voltada à inclusão produtiva e fortalecimento do empreendedorismo feminino, reuniu representantes de entidades locais, poder público e organizações parceiras para definir os próximos passos da implementação do programa na cidade.

Durante o encontro, foram apresentados os objetivos do Avança Mulher Empreendedora, que abrirá 100 vagas para mulheres em situação de vulnerabilidade social que queiram empreender ou já atuem informalmente e desejem se profissionalizar.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Canoas, Patrícia Augsten, destacou a importância da união entre os diversos setores para garantir o sucesso da iniciativa: “Estamos criando uma grande rede de apoio para que essas mulheres possam trilhar um novo caminho, com autonomia e geração de renda. O Avança Mulher Empreendedora vai transformar histórias nos bairros de Canoas”.

A reunião também contou com falas das lideranças comunitárias presentes, que se comprometeram a mobilizar mulheres interessadas em participar do programa. A próxima etapa será a divulgação do cronograma oficial de inscrições e a definição dos espaços onde os cursos serão realizados.

O Avança Mulher Empreendedora é promovido pela Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS) e pela Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), com apoio da Prefeitura de Canoas, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cidadania, Mulher e Inclusão, e Assistência Social. O projeto já está em andamento em outros municípios gaúchos como Pelotas, Rio Grande e Alvorada, e chega a Canoas com a expectativa de fortalecer o protagonismo feminino e a inclusão social por meio do empreendedorismo.

Texto: Anna Júlia Castro

Mais fotos: