Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/05/RED-21-05-25-RODA-DE-CONVERSA-CASA-LILAS-BRUNA-OURIQUE-18.jpg
Mulher

Agosto Lilás: Canoas promove ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher

Quinta-feira (7) também será comemorado 19 anos da Lei Maria da Penha
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Compartilhe

Com o acendimento da Lâmpada Lilás no Avião, nesta quinta-feira (7), às 18h, Canoas inicia oficialmente as ações do Agosto Lilás, campanha nacional de combate à violência contra a mulher. A data também celebra os 19 anos da Lei Maria da Penha, um marco na proteção e garantia de direitos das mulheres brasileiras.

A atividade simbólica marca o compromisso com o enfrentamento à violência de gênero. Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Cidadania, Mulher e Inclusão (SMCMI), por meio da Diretoria da Mulher, promoverá ações que buscam informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade canoense para o combate à violência doméstica e familiar.

Também será realizada uma roda de conversa e uma palestra. A roda de conversa será conduzida pela psicóloga Sandra Albuquerque e tem como objetivo fomentar o debate sobre os sinais da violência, seus impactos emocionais e a importância da informação como forma de proteção e prevenção. O tema será “Amor não machuca: O conhecimento como ferramenta de prevenção frente à violência de gênero”.

A palestra será voltada para os profissionais da rede de atendimento às mulheres, com foco no alinhamento do fluxo de acolhimento e no fortalecimento do atendimento humanizado e eficaz às vítimas.

“O Agosto Lilás é de suma importância para sensibilizar e informar a população, desde os tipos de violência contra a mulher como também a identificação destas e os canais disponíveis para denúncias e rede proteção às vítimas. É fundamental garantirmos que essas mulheres recebam todo suporte necessário para que os ciclos de violência possam ser rompidos”, explica a secretária da SMCMI, Camila Nunes.

Texto: Anna Júlia Castro