//
Saúde
Prefeitura garante manutenção da Fundação Municipal de Saúde

Download Imagem Original
Foto: Vinicius Medeiros
A Prefeitura de Canoas reuniu-se na manhã desta quinta-feira (7) com uma comissão de trabalhadores da saúde, liderada pelo Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Hospitais e Casas de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (Sindisaúde/RS), para reiterar o plano da administração municipal de manter o funcionamento normal e integral da Fundação Municipal de Saúde mesmo após o encerramento contrato do Município com a fundação, também nesta quinta-feira. O prefeito Airton Souza informou aos trabalhadores que um novo contrato está sendo elaborado e deverá ser apresentado pela Secretaria Municipal da Saúde dentro de 20 dias e, enquanto isso, o pagamento da fundação pelos serviços prestados será feito por indenização por custos apresentados.
O prefeito reiterou mais uma vez que não está nos planos da administração municipal a extinção da fundação. “Não só a fundação vai continuar, como nós vamos planejar estratégias para melhorá-la para os funcionários, Prefeitura e, principalmente, a população, que é quem se beneficia do serviço”, garantiu Airton. “Precisamos destes 20 dias para apresentar um Plano Operativo para o governo e os trabalhadores para avaliarmos todos os detalhes. Nesse período nós vamos fazer o pagamento por meio de indenização por custos apresentados. Todas as nossas obrigações serão cumpridas. Peço o mesmo que eu pedi ao Sindicato Médico do Rio Grade do Sul (Simers): que nos deem a mão para, juntos, encontrarmos as soluções para a saúde.”
O presidente do Sindisaúde/RS, Julio Cesar Jesien, que havia levado ao prefeito e secretários municipais as preocupações da categoria com relação à manutenção da fundação e o contrato com o Município, destacou a importância do diálogo e a transparência do processo. “Estamos sempre procurando o diálogo. A gente entende que a conversa é o melhor caminho para construir.”