A Exposição “Águas de Maio: Memórias” foi aberta nesta terça-feira (26), às 18h, na Casa dos Rosa, no Centro de Canoas. A mostra segue em cartaz até dezembro de 2025 e apresenta registros fotográficos que dialogam com a memória coletiva e a história recente de Canoas.
O autor da exposição é o repórter fotográfico Paulo Nicassio Biscaino Pires, profissional do jornal Diário de Canoas e natural de Uruguaiana (RS). Com trajetória iniciada em 1986, aos 16 anos, Paulo construiu sua carreira no fotojornalismo de forma autodidata, registrando fatos marcantes do cotidiano das cidades e momentos de forte impacto social.
Durante a abertura, o fotógrafo destacou a emoção de revisitar as memórias da enchente de maio de 2024: “Me emociono ao lembrar tudo que a população e o município passaram. Jamais irei esquecer a forma como tudo aconteceu, as perdas de vida e, ao mesmo tempo, a força da reconstrução. Foi um momento de grande comoção”.
O secretário de Cultura e Lazer, Caio Flávio, ressaltou a importância do trabalho para preservar a memória recente da cidade: “O olhar sensível e humano de Paulo ativa lembranças dolorosas, mas também traz à tona a solidariedade e o acolhimento vividos em Canoas. É uma obra que valoriza a memória coletiva e fortalece nossa identidade como comunidade.