Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/RED-27-08-25-ENCONTRO-MENSAL-UNCME-EDU-EJA-JULIA-KRAUSPENHAR-14.jpg
Educação

Encontro regional da UNCME reúne municípios da Granpal em Canoas para discutir Educação de Jovens e Adultos

Evento fortalece a atuação dos Conselhos Municipais de Educação e promove a gestão democrática
Download Imagem Original

Foto: Julia Krauspenhar/PMC

Compartilhe

Canoas recebeu, nesta quinta-feira (27), o encontro mensal da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Regional Granpal. Realizado no Unilasalle, o evento contou com a participação de representantes dos 12 municípios que compõem a regional: Alvorada, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Nova Santa Rita, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do Sul e Viamão.

O tema central desta edição foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma pauta essencial para garantir o direito à escolarização de pessoas que não concluíram seus estudos na idade regular. Além de acesso à educação, a EJA representa inclusão, valorização das trajetórias de vida e promoção da cidadania.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Canoas, Scheila Fucks, destacou a importância do momento: “São 12 municípios da Regional Granpal da UNCME, que é a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação. Esses encontros acontecem mensalmente em um município e, hoje, Canoas é a anfitriã. Aqui se reúnem conselheiros desses 12 municípios como um espaço de fortalecimento e de trocas, pensando nas políticas educacionais e nas propostas para nossos estudantes. O nosso sistema de Canoas é composto por quase 200 escolas, entre privadas de Educação Infantil e as municipais de Infantil e Fundamental. Esse espaço vem como um propositivo para o fortalecimento da atuação dos conselhos, tanto nas questões deliberativas, fiscalizadoras, consultivas e de controle social”, afirmou.

Os encontros regionais da UNCME são reconhecidos como espaços de escuta, formação e construção coletiva, fundamentais para o aprimoramento das políticas educacionais nos municípios e para a garantia da gestão democrática no ensino.

Texto: Anna Júlia Castro

Mais fotos: