Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/09/RED-02-09-25-AULAO-PROGRAMA-AVANCA-MULHER-BRUNA-OURIQUE-17.jpg
Desenvolvimento Econômico

Avança Mulher Empreendedora inicia com aula inaugural em Canoas

Primeira turma se reuniu na última terça-feira (2), na Faculdade QI
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique/PMC

Compartilhe

Na última terça-feira (2), a Faculdade QI, em Canoas, recebeu a aula inaugural do Programa Avança Mulher Empreendedora, que já começou a transformar a realidade de mulheres que desejam abrir ou fortalecer seus próprios negócios.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, celebrou o início da iniciativa: “É com muita alegria e gratidão que lançamos oficialmente o Avança Mulher Empreendedora em Canoas. Esse programa é sobre capacitar, mas também sobre transformar vidas.”

As alunas também destacaram a importância do programa. Jeane Massena, moradora do bairro Guajuviras, contou sua motivação: “Eu sou mãe, tenho três filhos e conseguir um emprego fixo é muito difícil, ainda mais na idade de creche. Então, o que resta para nós é empreender. Para mim é ótimo esta oportunidade de aperfeiçoamento para eu abrir o meu próprio negócio.”

Já a fotógrafa Cíntia Lentilha ressaltou o poder da rede criada entre as participantes: “Participar onde se encontram mais mulheres, onde a gente pode conversar, aprender e fazer networking. Também é necessário para todos os ramos.”

Na condução da aula inaugural, a coordenadora de consultoria do Grupo Besouro e professora do curso, Claudia Rocha, explicou a proposta: “Hoje temos nossa aula inaugural, depois entraremos propriamente no conteúdo do curso. Iremos aplicar a metodologia By Necessity, em que aprendemos diversos conteúdos ao longo de cinco dias. Depois, na segunda etapa, oferecemos consultoria de 90 dias para auxiliar as alunas após o curso. O objetivo é fomentar o negócio delas, para que não estejam em uma situação de vulnerabilidade.”

O programa é uma realização da Junta Comercial, Industrial e de Serviços do RS (JucisRS) e da Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape), com apoio da Prefeitura de Canoas, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Cidadania, Mulher e Inclusão, e Assistência Social.

Texto: Anna Júlia Castro

Mais fotos: